• 07 de agosto de 2017

Santa Casa promove ações sobre a semana mundial de aleitamento materno

Entre os dias 7 e 11 de agosto, a Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim promoverá ações voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Haverá palestra, orientação e dicas para futuras e novas mamães.

Todo o trabalho é desenvolvido pela pediatra Rosa Alicia Imaculada Pertuz Alencar e pela equipe do setor de assistência social da Santa Casa. O foco é o trabalho desenvolvido com gestantes atendidas pela rede básica de saúde e por mães tiveram filho nas dependências do hospital recentemente.

O objetivo desta semana de conscientização, segundo explicou doutora Rosa, é “proteger a amamentação, construindo alianças sem conflitos de interesses”. “Precisamos fazer alianças que vigiem ativamente, para que a indústria de alimentos infantis nunca contraponham seus interesses à saúde e ao bem-estar da população, como é por todos conhecidos que as corporações têm interesses privados de lucro. Então, cabe ao Estado defender o direito a amamentação”, ressaltou a médica.

A amamentação é responsabilidade de todas as pessoas e instituições, pois é um dos meios mais eficazes e de menor custo, que assegura o mais alto nível de saúde. “As mulheres devem reconhecer a importância da amamentação e que a cultura de amamentação deveria ser uma norma”, frisou.

No entendimento da pediatra, o SUS (Sistema Único de Saúde) e os convênios devem desenvolver programas, protocolos e rotinas que garantam a proteção e o apoio. “No mercado de trabalho devemos lutar pela licença de maternidade de 6 meses de duração”, argumentou a médica.

A Semana de Aleitamento Materno na Santa Casa terá uma programação toda especial. O diferencial neste trabalho é que foram confeccionadas almofadas de amamentação para facilitar a postura e oferecer conforto às puérperas.

O hospital será enfeitado com laços e balões focados no agosto dourado, simbologia que representa a campanha sobre amamentação em nível mundial. No dia 9, quarta-feira, está agendada uma palestra com a médica Rosa no setor de pediatria da Santa Casa de Mogi Mirim.